::   Inicial   ::   Vereadores   ::   Ordem do Dia   ::   Transparência   ::   Notícias   ::   SIC - CONTATOS   ::

 
    História da Câmara
    Comissões Permanentes
    Mesa Diretora da Câmara
    Legislaturas da Câmara
    Galeria de Presidentes
    Galeria de Ex-Vereadores
    Vereadores 2017-2020
    Calendário de Eventos
    Galerias de Fotos / Eventos
    Deptos e Assessorias
    Fale Conosco
 
    SIC
    Contas Públicas
    Relatórios Controle Interno
    Editais / Publicações
    Licitações
    Portal da Transparência
 
    Atas
    Pesquisar Proposituras
    Pautas / Ordem do Dia
    Pesquisar Leis
    Outras Leis Importantes
 
    História do Município
    Conheça a Cidade
    Galeria de Prefeitos

Notícias:


27/04/2017 10:05:00 - Atualizado em 27/04/2017 10:10:00 -

Resumo da 5ª sessão ordinária realizada em 10 de abril.

No dia 10 de abril a Câmara Municipal de Onda Verde realizou sua quinta sessão ordinária da Legislatura de 2017-2020.

Na primeira parte da ordem do dia foi feita a leitura do parecer das comissões de Constituição, Justiça e Redação; e Orçamento, Finanças e Contabilidade ao projeto de lei 1672/2017, do Executivo, para firmar contrato de prestação de serviços de assistência médico hospitalar, laboratorial, de diagnóstico e terapia para abranger os servidores estatutários e ativos, detentores de cargos de provimento efetivo e ocupantes de cargos em comissão, contratados temporariamente, prefeito e vice-prefeito, mediante pagamento de parte de seu custo, estabelecendo parcela pega pelo servidor incluído no plano de saúde.

Após votado, o parecer que alegava inconstitucionalidade, o projeto de lei 1672/2017, foi arquivado.

Marcos ‘Preto’ quer horta municipal em Onda Verde

Durante a quinta sessão ordinária da Câmara Municipal de Onda Verde, realizada na segunda-feira, dia 10 de abril, o presidente da mesa diretora do Legislativo, vereador Marcos Antonio de Souza, apresentou requerimento solicitando ao Executivo a viabilidade de implantar no município uma horta municipal, com o objetivo de integrar os alunos da rede municipal ao meio ambiente em que vivem.

Marcos ‘Preto’ justifica que, “com a implantação dessa horta, os produtos consumidos na rede escolar municipal terão uma grande economia, pois o município tem uma despesa em torno de R$ 34 mil com produtos da agricultura familiar e caso essa implantação seja feita as crianças não somente estarão participando desse projeto como também estaremos economizando”.

O vereador diz ainda que, “os trabalhos poderão ser realizados em conjunto com a Casa da Agricultura, que ensinará as técnicas profissionais da horticultura mas, sobretudo, com tal empreendimento, nossas crianças terão o conhecimento e o manejo com a terra”, finalizou.

Silvinho Gauy quer mudança de velório

Um estudo para ver a possibilidade de mudar o velório municipal próximo ao cemitério foi o argumento do vereador Silvio Luís Gauy em requerimento ao prefeito municipal de Onda Verde, aprovado na última sessão ordinária do Legislativo ondaverdense.

Silvinho explica que, “essa mudança precisa ser feita com urgência, pois em velórios de pessoas com família grande, com bastante popularidade ou que faz parte de alguma comunidade, como igreja e outros, o local não suporta a quantidade de pessoas, inclusive no último velório houve problemas até para a cozinha piloto em fazer o transporte da merenda escolar”.

BEBEDOURO DE ÁGUA

Requerimento do vereador Silvio Luís Gauy (PDT), de Onda Verde, aprovado e encaminhado ao prefeito municipal, pede que estude a possibilidade de disponibilização de bebedouro de água na praça da matriz, para a população, alegando que as pessoas que utilizam do local não tem a opção de beber água para hidratar-se naquele lugar.

Vereador Zé Roberto sugere anel viário no município

Durante a quinta sessão ordinária da Câmara Municipal de Onda Verde, realizada na noite de 10 de abril, o vereador José Roberto Martineli Salves (DEM), apresentou requerimento ao prefeito municipal sugerindo a viabilidade de construção de um anel viário ou da retomada daquele que ainda porventura exista.

O vereador justifica o pedido, alegando que “nesse momento já está iniciando o movimento da safra de cana-de-açúcar na Usina Vale, e com isto o transtorno e barulho constante para os moradores das ruas Olinto Domiciano, Coopcamp e José Tobias de Aguiar. O transporte da safra é feito diariamente e através de caminhões extremamente pesados que, além de danificar o asfalto das vias públicas, transtorna a todos com constante e alto barulho e tremores que produzem, mesmo agora existindo asfalto novo e várias lombadas que contem a velocidade”.

Zé Roberto diz ainda que, “a construção de novo anel viário tirará os caminhões das referidas ruas, garantindo assim o direito à tranquilidade e ao descanso noturno que os moradores e vizinhos têm e que lhes foram tirados pelo trânsito ensurdecedor nos referidos locais, especialmente durante a safra de cana, mesmo porque esses moradores precisam de um bom sono, porque no outro dia ele tem que ganhar o alimento de sua família”, finaliza.

ÁREA DE LAZER

Na mesma sessão, o vereador Zé Roberto teve outro requerimento aprovado. Na propositura ele pede ao Governo Municipal ondaverdense a construção de área de lazer no bairro Jardim Alvorada, com minicampo, praça de esportes, campos de bocha e malha.

“Esse bairro, no decorrer de alguns anos, foi esquecido no que se refere ao lazer. Em quase todos os bairros existem, ao menos, uma praça onde os pais passeiam com seus familiares, e o Jardim Alvorada é o mais afastado do centro da cidade, dificultando que pessoas possam, à pé, se locomoverem até a praça central ou outras praças do município, por isso, faço um apelo ao senhor prefeito para que olhe com carinho esse nosso pedido”, justificou.

MATERIAL DIDÁTICO

Também do vereador, foi aprovado requerimento solicitando material didático e uniforme para os alunos da rede municipal de educação. Ele alegou que havia feito pedido verbal em sessão anterior, por entender que o material didático era imprescindível nas escolas.

Durante a discussão e votação do requerimento, Zé Roberto informou que a Prefeitura iria fazer a entrega dos materiais didáticos nas escolas municipais, e que só não retirou a petição da pauta por já constar nos trabalhos da noite.

Jader Sabino quer operação tapa-buracos em Onda Verde

Requerimento apresentado pelo vereador Jader Adriano Viana Sabino (PSL), na quinta sessão ordinária da Câmara Municipal de Onda Verde, realizada em 10 de abril, solicita ao Governo Municipal que estude a possibilidade de realizar serviço de tapa-buracos nas ruas e avenidas da cidade, alegando que, “é do conhecimento de todos, a grande parte da cidade se encontra com várias ruas em situação ruim e esburacadas”.

Jader Sabino diz ainda em sua justificativa que, “é dever do vereador cobrar melhorias nas vias públicas e do Executivo a garantia de execução de pavimentação, recape e tapa-buracos”.

Vereadores requerem explicações do prefeito

Durante a quinta sessão ordinária da Câmara Municipal de Onda Verde, três requerimentos aprovados foram no sentido de cobrar explicações do prefeito Fabricio Pires de Carvalho.

O requerimento 26/2017 foi assinado pelos vereadores Domício Cezar Pereira (PSD), Jader Adriano Viana Sabino (PSL), José Roberto Martineli Alves (DEM), Luís Fernando Delfino (PSD), Marcos Antonio de Souza (PSD) e Silvio Luís Gauy (PDT), para que o prefeito encaminhe para a Secretaria Estadual de Saúde a documentação necessária para a liberação e transferência definitiva dos recursos financeiros que foram aprovados através de emenda parlamentar que serão destinados para a aquisição de veículo para a Saúde.

Na justificativa os vereadores informam que tomaram conhecimento que a Secretaria Estadual de Saúde aprovou a emenda parlamentar solicitada pelo ex-prefeito, para a liberação e transferência de recursos financeiros para o município, tendo como objetivo a aquisição de uma ambulância para o deslocamento de pacientes.

REQUERIMENTO 27/2017

Assinado por todos os vereadores: Agenor José Marques Filho (PTB), Carlos Eduardo Quesada (PMDB), Domício Cezar Pereira (PSD), Jader Adriano Viana Sabino (PSL), José Roberto Martineli Alves (DEM), Luís Fernando Delfino (PSD), Marcos Antonio de Souza (PSD), Shaieny Marques de Lima (PTN) e Silvio Luís Gauy (PDT), reiteram ao prefeito Dr. Fabricio, os pedidos consignados nos itens “a” e “b” do requerimento 15/2017, de 3 de março de 2017, para que encaminhe respostas sobre quais medidas adotou com relação a eles, a saber:...

a)      Determine a alocação dos lotes de terrenos localizados no Distrito Industrial – Prodeon, estabelecido no entroncamento da margem da Rodovia BR-153 e via de acesso à Avenida Romano Calil na cidade de Onda Verde, os quais foram vendidos para diversas pessoas, mediante concorrência pública 01/2008 e outras, identificando suas exatas localizações e confrontações;

b)      Proceda a abertura de vias públicas no referido Distrito Industrial permitindo o acesso em toda extensão do local.

A justificativa é de o prefeito respondeu parcialmente o requerimento 15/2017, encaminhando apenas as informações solicitadas em seus itens “c” e “d”, contudo, não enviou as respostas sobre os pedidos descritos nos itens “a” e “b”.

REQUERIMENTO 28/2017

Também assinado por todos os vereadores o requerimento solicita ao prefeito municipal que encaminhe para o Legislativo o mapa do loteamento denominado Distrito Empresarial Estância Arco Verde, e ainda que encaminhe cópia da lei que deu denominação ao mesmo distrito empresarial.

“O presente requerimento tem por objetivo coletar dados e documentos necessários à instrução e orientação dos proprietários de terrenos que nos procuraram e manifestaram interesse em construir no referido distrito empresarial, além de respaldar fiscalização que o Legislativo deseja exercer na implantação do Prodeon e na futura alienação dos lotes que foi noticiada pelo Executivo no ofício 94/2017. Visa também obter cópia da lei que deu denominação ao referido distrito, cujo nome foi mencionado em declaração firmada pela engenheira municipal Henriette Bueno Fort, mas cujo teor não foi encontrado nos arquivos próprios desta Câmara de Vereadores ou no site da Prefeitura”, justificam. 

 







CÂMARA MUNICIPAL DE ONDA VERDE - SP
Av. Romano Calil, 111, Centro – Onda Verde-SP - Telefone: (17) 3268-1180 / Fax: (17) 3268-1180
PortalSQL v 1.03 - Propriedade Software/Site: © 2000 produtoraferreira.com.br - Todos os direitos reservados.